Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


A música e a vida: momentos essenciais

Terça-feira, 04.09.12

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Ana Gabriela A. S. Fernandes às 11:46

A música e a vida: razões para viver

Quinta-feira, 05.07.12

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Ana Gabriela A. S. Fernandes às 18:10

A música e a vida: baixas expectativas

Quinta-feira, 21.06.12
 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Ana Gabriela A. S. Fernandes às 18:38

A música e a vida: incertezas naturais

Domingo, 17.06.12
 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Ana Gabriela A. S. Fernandes às 15:40

A música e a vida: laços afectivos

Terça-feira, 12.06.12

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Ana Gabriela A. S. Fernandes às 22:14

A música e a vida: estradas desertas

Sábado, 02.06.12

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Ana Gabriela A. S. Fernandes às 20:22

A música e a vida

Domingo, 02.01.11

 

Hoje sobrevoei várias cenas do meu percurso com o Tiny Cities dos Sun Kil Moon. O álbum é recente, mas transporta-me sempre para esses dias cheios de sol, aquela claridade, aquela sensação de ausência de limites ou barreiras. É essa a magia da música. É muito visual e emocional. Por isso funciona tão bem em cinema.


Parece que este álbum foi inspirado numa travessia de Espanha. Há melodias que nos são familiares, talvez essa seja uma das razões. E depois há a viola, sempre presente. Desde criança que gosto de ouvir os trovadores modernos à viola, seja de que país forem. Cresci com estes sons, o dedilhar, e as vozes límpidas e poéticas. Há também uma tonalidade à anos 70, os anos da simplicidade original, voltar às origens, à rebeldia inicial.


Mesmo voltando à claridade única desses anos mágicos, em que senti pela primeira vez quem era, a minha identidade essencial, a minha energia vital, há sempre alguma coisa que mudou, que se reorganizou, que se reestruturou, uma espécie de suspiro quieto, e tudo volta ao equilíbrio, ao silêncio. É essa ligação que não podemos perder, à nossa síntese, a tudo o que permanece. A música vem lembrar-nos essa ligação. Quando a agitação exterior nos vier desestabilizar ou distrair, é a música que nos traz de volta ao essencial.

 

 


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Ana Gabriela A. S. Fernandes às 18:52








comentários recentes


Posts mais comentados


links

coisas à mão de semear

coisas prioritárias

coisas mesmo essenciais

outras coisas essenciais

coisas em viagem